Preparação Leve e Média



Como preparalo levemente?

Primeiramente Vamos explicar uma pequena coisinha o motor Ap á álcool usa um comando diferente do motor a gasolina alem da tampa"cabeçote" ser mais baixo o comando éo chamdado "G" e tem um angulo maior,Outra coisa se voce quer para "arancada" vc vai precisar de uma caixa curta " por exemplo a do gol bola Pois obetem velocidade de forma mais rapida entretanto sua velocidade Final é e bem reduzida.Já se voce quer Para Distancia aconselho uma caixa Longa por exemplo a do santana Lembrando que a caixa(cambio) mais Longo para motor Ap é a caixa do Gol ou Parati
Tsi Mas a do santana ja da uma final de 220Km/h.
Mãos a obras:

Materias necessarios:
Um comando GG(OU SUPER G)
Junta de valvulas
Um coletor 4x1


Materias necessarios para Aspiração Média
Um comando 276º
Junta de valvulas
Um jogo de Velas que esquentem menos.
Coletor 4x1

Obs:carros com sistema monoponto(1 bico) podem ter problemas com a lenta e os carburados Tambem, aconselho aos carburados colocaram um esquincho Maior.

Explicação:

Porque o comando?Utilizar comandos com graduação maior se deve ao fato de se obter maior EFICIÊNÇIA VOLUMÉTRICA dentro do motor, ou seja, com esses comandos o motor consegue admitir maior quantidade de ar e combustível para dentro dos cilindros ao contrário dos turbos que fazem esse processo de forma comprimida em relação aos aspirados que fazem isso por si só com os cilindros
quanto maior for a eficiência volumétrica mais potência o motor vai adquirir .

Junta de valvulas?Putz nao precisa nem explicar né.

Coletor 4x1?Á função do coletor é de otimizar o fluxo dos gases de cada cilindro com o objetivo, aumentar a velocidade de exaustão e criar um interessante efeito de baixa pressão (vácuo). assim a próxima queima será mais eficiente por ficar mais “limpa”... nesse propósito os coletores de inox ou que usam termotape tem grande poder de retenção de calor, vantagem que aumenta o rendimento: gases de exaustão reagem como um fluído denso: quanto mais quente, melhor eles fluem no ganho de CV.

Aumento Real de Cv Na aspiração leve(Álcool) :24cv
Aumento Real de Cv Na aspiração leve(Gasolina): 19cv
Aumento Real de Cv Na aspiração Média(Álcool) :56cv
Aumento Real de Cv Na aspiração Média(Gasolina):
41cv

É isso Galera Bem vindos ao Blog estou aceitando Criticas e sugestoes.
Abraço a todos COMENTEM.

Por: Leandro Giácomo .

Fonte e auxilio : Mc Car Alta Performance (Gravatai-rs)
Correção por:Kiko

149 comentários:

  1. Olá,

    Meu carro [santana álcool] está com 1842CC, cabeçote 2.0 com taxa 0,6, comando 49G, injeção FUELTECH, coletor 4x1 para competição e escape direto. Velas 7º, corpo de borboleta do GTI 2.0.

    Quanto eu posso ter ganho de potência????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde tenho um Golf 2.0 ap
      Ano 2000
      E mandei aspira o cabeçote queria saber qts cv da a mais. Sei q qnd ando com ele bem de boa quase não gasta gasolina economia e bem grande mas se acelerar o pontero vira num risco.

      Excluir
    2. Boa tarde tenho um Golf 2.0 ap
      Ano 2000
      E mandei aspira o cabeçote queria saber qts cv da a mais. Sei q qnd ando com ele bem de boa quase não gasta gasolina economia e bem grande mas se acelerar o pontero vira num risco.

      Excluir
  2. Amigo temos uma difereça entre "cv real" e "nominal",Voce ganhara No maximo 75CV(real) Seu santana é 1.8 com o cabeçote do 2.0?Aproveita e abre esse bloco para 2.0 mano,e se quer ganhar mais "potencia" soca logo um comando 286 ou 288...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo tem gol quadrado com blco 2.0 longo do golf comando 276. To usando o tldz por ainda nao pegei grana pra compra o 2e qeria coloxa o 4x1 qts cavalos me gol tem mas ou menos ele ta a gasossa aonda

      Excluir
    2. Ola amigo tem gol quadrado com blco 2.0 longo do golf comando 276. To usando o tldz por ainda nao pegei grana pra compra o 2e qeria coloxa o 4x1 qts cavalos me gol tem mas ou menos ele ta a gasossa aonda

      Excluir
  3. meu carro é um gol 88 , meu motor era 1.6 .fiz uma retifica. pus um vira de 1.8 , rebaixei o bloco em 3mm e o cabeçote em 2mm , abri os dutos , pus um 49g , pistoes de 2.0 82,5 , cabos de vela de 8mm e bobina mi , 4x1 , carburador 2e . O QUE MAIS PODERIA FAZER PARA GANHAR MAIS POTENCIA ?
    DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇAO

    EMAIL . ALECP_4@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. Quase nada,Voce nao mencionou a caixa que usa se original?Coloca um Comando 288º que fica Show !
    Vai andar mais que turbo Hehehe Turbo(0,5 de pressão hehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um Santana 89 1.8 carburador 2 e 97 cv oque preciso pra chegar aos 150 cv pra andar na rua a e etanol me ajudem pot favor

      Excluir
  5. meu santana é ap 2.0 93 , mandei pra retifica e coloquei um 4x1 com cano de 2" até o eixo traseiro com um turbao de 3" rebaixei o cabeçote em 1,2mm , qual o grau de ignição posso usar ,qual velas usar e qual comando seria mais indicado para não embaralhar muito a lenta, quantos cv eu posso ter ganhado nessa preparação leve?

    ResponderExcluir
  6. Amigo quanto a Ignição deixa a como esta ou fale com seu mecanico.. Comando depende se quiser algo mais agressivo um 288 ja serve se quiser algo normal apenas que anda mais coloque um 049G .. Quanto ao cosumo com o 288 se for alcool 6KM/L E SE FOR GASOSA UNS 6,5 ~7 e No 049G uns 7,5 no alcool e 9 na gasosa .. e aos cvs tu não informou o combustivél .. Alcool entorno de 15cvs e gasolina uns 9 !Mas depende muito

    Desculpe a demora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daew amigo tenho um gol 94 gl ap 1.8 alcoll
      eh ta com 318 klmtros rodados
      vo botar um carbura 2e
      e uma 4x1
      isso vai judiar do meu motor
      pois ja esta muito rodado

      Excluir
  7. tenho um voyage cl 95 ap 1.6 a gasolina todo original, qual uma preparaçao leve pra eu ganhar em torno de uns 20 cv nele? o que exatamente tenho que fazer? valeuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque um comando 049g , Isso ira fazer com que o giro(rpms) suba mais rápido , Automaticamente Diminuindo o tempo de resposta do motor , E colocando uma Polia Regulavél Que Irá Ajudar a Equilibrar o Torque do motor alem de ganhar uns Rpms a mais , Tire 1mm de Taxa do cabeçote .

      Ganho Aprox : 22Cv's

      Abrass , Leandro Giácomo .
      Desculpe o Tempo de Resposta .

      Excluir
  8. Coloque um comando 049g , Isso ira fazer com que o giro(rpms) suba mais rápido , Automaticamente Diminuindo o tempo de resposta do motor , E colocando uma Polia Regulavél Que Irá Ajudar a Equilibrar o Torque do motor alem de ganhar uns Rpms a mais , Tire 1mm de Taxa do cabeçote .

    Ganho Aprox : 22Cv's

    Abrass , Leandro Giácomo .
    Desculpe o Tempo de Resposta .

    ResponderExcluir
  9. ae pessoal fmz.tenho um verona 90 motor 1.8ap.fiz o motor inteiro,coloquei o comando 049h,rabaixei o cabeçote e montei um 2e mecanico,o carro ficou bem mais espertinho,e com a lenta normal.se eu colocar um comando 288 ,tenho que mudar o escap tbm ou naum precisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae Tchê , Fmz .
      Dá Sim cara , ja vi varios com escap"Coletor original" , No entanto o comando embrulha um pouco mais e não tem o mesmo desempenho do que com o coletor 4X1 , se der coloca om coletor 4x1 mano vai melhora muito , o bom seria um preparo no Cabeçote, mas ja q n vai fazer preparo coloca pelo menos um coletor 4X1

      Abrass

      ATT, Leandro Giácomo.
      Admin

      Excluir
  10. Eae Tchê , Fmz .
    Dá Sim cara , ja vi varios com escap"Coletor original" , No entanto o comando embrulha um pouco mais e não tem o mesmo desempenho do que com o coletor 4X1 , se der coloca om coletor 4x1 mano vai melhora muito , o bom seria um preparo no Cabeçote, mas ja q n vai fazer preparo coloca pelo menos um coletor 4X1

    Abrass

    ATT, Leandro Giácomo.
    Admin

    ResponderExcluir
  11. vlw mulekao.ate a proxima e valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  12. Amigo, preciso de sua ajuda.

    Tenho um Voyage 94 1.8 Álcool com, polia regulável, coletor 4x1 e cabeçote rebaixado em 1 mm.

    Quanto será que tenho de Cvs ?

    O que posso fazer para ganhar mais uns cavalinhos ?

    Vale a pena adiantar o ponto para uns 18°?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter uns 107CVs , Depende muito da caixa de cambio ..adiantar sempre vale a pena hehe fica mais taxadinho.. Da pra colocar um Comando Mais forte , um 288º é uma boa pedida junto a uma Bomba eletrica E Valvulas 40x33 , caso não queira algo tão forte coloca um 49G+CABEÇOTE 2.0 (VALVULAS 40 X 33 ) .. Desculpa a demora

      Att, Leandro Giácomo.

      Excluir
  13. Bom dia amigao, tenho saveiro quadrada 1.6 ap injetada original, to com 4x1, vo manda plainar 1mm no cabeçote e colocar o comando 037.1. quantos cvs vc axa que ele vai ganhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar com 037.1 ? hehe ja conversamos sobre isso no msn .. desculpa a demora abrass !

      Excluir
  14. Dai cara. tenho um gti 96 gasolina. Uso ele bastante no dia a dia. Queria ganhar uns 20, 30 cv a mais, o q posso fazer? A respeito de consumo como fica. andando de boa muda mto ou so quando do laço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz amigo , você ja tem um carro "originalmente forte" .. Primeiro verifica se eles esta com as peças originais .. depois se quiser algo leve não tem como chegar nos 30cvs , mas coloca um 4X1,POLIA REGULAVEL,VELAS FRIA ,BOBINA SPA ,FILTRO ESPORTIVO,REBAIXAR O CABEÇOTE 1MM QUE TU GANHA UNS 21CVS SEM ALTERAR O CONSUMO , AGORA SE TU QUER ALGO MAIS AGRESSIVO, VAI TERQUE MEXER NO CONSUMO HEHE UMA BOA PEDIDA PRA NÃO ALTERAR O CONSUMO E GANHAR UNS 19CVS É UMA GERENCIADORA (PANDO,FUELTECH) ... E LOGICO ESSAS COISAS TODAS +GERENCIADORA VINHA FACIL UNS 40CVS ! HEHE

      Excluir
  15. Opa.. Tenho uma Parati 94 GLS completa.
    To usando 2E, e atualmente comando 288!
    Quando peguei ela andava na gasolina, mas o antigo dono colocou pistões "Retos" a alcool! Passei o Carbura pro Alcool tbem!
    Estou atras de um 4x1 agora e polia regulavel!
    Quantos CV eu consigo ganhar nisso que eu fiz?

    e gostaria de saber se é bom Fazer alguma coisa no cabeçote ou coisa semelhante! aguardo resposta..
    Valeeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eae amigo ja se falamos por MSN , desculpa a demora hehe esqueci de ti falar , quanto ao cabeçote se colocar um 2.0 melhora mto pois as valvulas são 40x33 eu tenho um do GTI hehe !

      Abrass

      MSN A TODOS : LEANDROGIACOMO@HOTMAIL.COM

      Excluir
  16. Tenho um gol 90 1.8 ap gasolina, ta com cabeçote de 2.0 com taxa de 0.4, comando 049g, quantos cv acha q ele ta?

    ResponderExcluir
  17. estou montando um motor 1.6 ano 84 em uma gaiola cross, gostaria de uma receita de preparação leve q desse para chegar aos 100 cv ou mais e qual carburador seria melhor pra ele, 2E ou 3E?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo monta ele com pistão 82mm cabeça reta alcool , comando 49g , cabeçote 2.0 com duto aberto e bem taxadinho carburador 3E com 160 no primeiro estagio e 240 no segundo estagio..! 100cv vem facil hehe

      Excluir
  18. Tenho um voyage ap 1.8 comando 49g bobina mi cobos 8mm piston 0.50 carbura tldz.....o carro não passa dos 4000rpm tem saida rapida e tudo mais quando chega nesse rpm parece que trava...recentemente descobri que o carro ja foi turbo então fiz o motor completo ja mexi no carburador coloquei o segundo estagio mecanico mais nada de passar de 4000 rpms...ja ouvi falar alguma coisa sobre o avanço do distribuidor mais não sei se é esse o problema gostaria de saber se alguem pode me dar umas dicas de como arrumar este problemao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo estou fazendo um materia sobre isso ! teu carro deve tar muito adiantado! dai o distribuidor pula pra 30graus em 4milrpms e não passa disso ! e da uma olhada no cabeçote tb hehe verifica se o segundo estagio esta abrindo certo e se alimentação não esta mto pobre ou rica ! abrass me mantem informado leandrogiacomo@hotmail.com

      Excluir
    2. Jà coloquei o ponto em 9..12 ..13.. 15 quando coloco no ponto original o carro fica péssimo não tem saida nenhuma ai deixo em 15 que fica bom e sem grilar vou comprar um distribuidor novo e fazer o teste e depois posto de novo...coloquei um carbura 2e em um lugar especializado e não surtiu efeito ja troquei cabos velas cachimbo e tampa do distribuidor, caixa de ignição meu carro tinha uma polia regulavel eu retirei e coloquei a original tambem não mudou nada o fato do carro ter cido turbo muda alguma coisa sobre tudo isso?

      Excluir
    3. Poow mano muda tudo , o carro ta destaxado ! isso é o que esta acontecendo com ele mano!

      Excluir
  19. alguem podi me ajuda,. podi me fala se vai fica bom com esse projeto que vo fazer no meu carro então tenho voyage 83 1.8 álcool vo troca o cabeçote coloca preparado com valvulas de aço 40x35 com comando 296 polia regulavel, com bobina msd cabos de vela msd 8.5mm ,escap 4x1 dimensonado ,alimentação uma bomba eletrica com dosado com carbura 2e sera qe vai alimenta ou pelomenos da tempo pra compra uma weber to querendo colocar a 44 logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah amigo não precisa nada disso hehe pra que 35? vai ser turbo? meti um cabeçote ap 2.0 original 40x33 com comando 288 ! carburador 3E , mas 83 n é AP ORIGINAL NE? ja coloraram um ap ae

      Excluir
  20. Bom dia amgo tenho um gol ap 1990 1.8 gasolina. Em parte de motor ta todo original e cambio tmb. Gostaria de saber que faço para ganhar 20 hp de potencia.Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde amigo, tenho um voyage ap 1.6 c/ motor orig., ele é alcool,tbém orig., eu coloquei um carb. 2e, vou colocar um comando 049g e um 4x1, lembrando qe o cambio dele é "curto", e as velas qe uso nele sao original do ap a alcool (BP6es) (NGK), qeria saber tbém qual vela posso usar nele, uma vela + "fria", então gostaria de saber quanto + ou - ganho em potencia! Obg.!

    ResponderExcluir
  23. Mantenha velas originais + 49g +4x1+bobina MI .. use esguinxo 180 no primeiro e 240 no segundo.. coloca ele na mola ! uns 22cvs !

    ResponderExcluir
  24. boa noite amigo, tenho um voyage sport a álcool e fiz o motor dele há pouco tempo colocando pistões de 1mm deixando o restante original. o que posso fazer pra melhorar o danado sem ter problemas com o uso diário e viagens com uma mexida leve/média? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite fera Tudo na Paz?
    tenho uma gol bola 96 1.8 ap, acabei de fazer o motor e coloquei as peças forjadas ja gastei uma $ pra fazer o motor o que poderia fazer pra ganhar uns cvs a mais sem gastar muita grana tava pensando em jogar um comando 278 ou um 272 mais um 4x1 quantos cvs mais ou menos ganho nesse caso?
    poderia enviar a resposta pro meu e-mail?

    didibv@gmail.com

    agradeço

    ResponderExcluir
  26. Boa noite filhote, tudo bem? Tenho um gol quadrado 1.8 ap ano 89 origina gasolina, quero dar uma apimentada no carango, sem gastar muito e nem no consumo, pra arretar final de semana, qual seria sua dica. Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite.
    Tenho um gol 2005 1.6 flex.
    recentemente coloquei o cabecote do ap 1.8 carburado com o comando 288.
    O carro não anda ,parece que está atrasado o ponto.e não tem lenta.fica morrendo toda hora.
    Poderiam me ajudar?????

    ResponderExcluir
  28. Olá, tenho um gol gti 2.0 8v 93. Ja possuo 4x1, comprei um comando 274º da sam cams,polia regulavel. O que mais eu poderia fazer no carro sem mecher no cabeçote e passar para alcool. Bobina MI e cabos de velas , velas mais frias fariao alguma diferença? quanto +- seria o ganho CV?
    VLW

    ResponderExcluir
  29. olá tenho um gol 1.8 monoponto, uso no dia a dia, queria deixar ele mais nervoso sem turbo o que você sugere?

    ResponderExcluir
  30. se eu fiser uma as piração media , e colocar uma valvula de alivio ela vai expirar ?

    ResponderExcluir
  31. boa noite tenho um santana 2.0 alcool carburador 2e e todo original , oque posso colocar nele pra dar uma melhorada em desempenho

    ResponderExcluir
  32. Bom dia...
    tenho um voyage ap 1.6 alcool, mandei faze o motor inteiro ele ta com uns 5 mil km, ta com pistao metal leve, comando 49g,4x1, carbura 3e, embreagem do 2.0, cabeçote aliviado de leve, bobina do mi,arranca forte mas ta lacrando em 140-160 km naum passa disso, oque pode ser?? (obs: to com o cambio 5 marchas original)

    ResponderExcluir
  33. E ai...tenho um voyage sport...gostaria de saber o que eu poderia fazer com uns 1,500 reais para aumentar a potencia? e quantos CVS eu ganharia? OBS: esta com um carburador 2E gasolina

    ResponderExcluir
  34. Oi boa noite acabei de compra um voyage 92 ap 1.8 todo original gostaria de uma dica pra dar um upzinho nele todo mundo me falou pra colocar um comando 288 e um coletor 4x1 que melhora. E ai adianta alguma coisa? é so "colocar" e ta pronto!!!
    Muito obrigado meu email é alexandre_jpd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. amigo meu motor e original comando 0.27 motr 1.6 junta original quero fazer uma preparação leve o que tenho que fazer

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Possuo um Idea Adventure 1.8 2008 que não consegue subir ladeiras íngremes 75° e velocidade final 140. Você consegue fazer ele passear pela ladeira e nas retas chegar a 200? Qual o custo do serviço?

    ResponderExcluir
  38. Gol 89 alcool original como começo

    ResponderExcluir
  39. Quero um turbo 1kg ou aspirar ao nivel como inicio a necessidade de mudar o pistão para gasolina

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde, eu tenho um logus que achei jogado em uma oficina, todo original, ainda ta com 54 000 Km originais. wolfsburg edition 2.0 injetado o ultimo modelo, e gostaria de aspirar ele mais sem deixar que ele vire um beberrão insustentavel, teria como vcs me darem umas dicas de quais peças eu devo usar pois eu não manjo mt.... Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Boa noite,Parabens plelo bloger!!! Tenho um vw santana 2003 1.8 mi alcool de fabrica de uso diario, gostaria de dar uma melhorada nele sem alterar muito no consumo,oque vc me indica? 4x1,mais o comando?Qual comando? polia regulavel?ou um turbo com pouca pressao? e ncomo ficara o consumo? Grato e no Aguardo Weder.

    ResponderExcluir
  42. ola e boa noite,
    tenho um santana 97, ap 2000Mi, quebrei o motor no ultimo sabado, vou ter que fazer tudo, qual a receita pra deixar o motor bem, mas bem nervoso, cabeçote, comando, bicos, velas, escape, coletor, admisao, cabos, ponto, enfim tudo o que sera necessario pra ficar bem violento o motor, grato pela atençao

    ResponderExcluir
  43. Tenho um voyage 88 1.8 AP. ..

    Coloquei comando 288...Carburador 2e... Polia regulável...coletor 4 em 1 .... Filtro esportivo.... Bobina mi.... Escap direto ate no eixo trazeiro. ...

    Ganhei alguma potência com isso??

    Estava pensando em manter tudo isso e coloca uns pistões 2.0....sera q compensa e sera q fica bom??

    ResponderExcluir
  44. tenho um gol ap 1.6 gasolina poso fazer a preparaçao media?

    ResponderExcluir
  45. Olá, tenho um gol ap 1985 alcool no documento informa que o carro tem 85 cv.Tenho o seguinte projeto em mente.
    Polimento do coletor e do cabeçote de admissão,polia regúlavel com ponto adiantado, colocação de filtro esportivo, coletor 4x1, escape completo 2 polegadas,velas mais frias, retrabalho de combustão (polimento) quantos cavalos eu teria deixando nessa configuração?
    Email: amaury_suporte@hotmail.com.br
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite
    Tenho uma Parati Crossover 2.0 2005
    O cabeçote ainda esta original, quero substituir o camando.
    Qual devo utilizar pra ficar bom?
    Vlw mano

    ResponderExcluir
  47. tenho cabeçote AP 2.0 com valvulas 40 x 33 com comando 037,1,vou colocar no 1.8,quanto da para ganhar de torque e CV,cambio curto com bura 2E rodando na gasolina.

    ResponderExcluir
  48. Cara, preciso da sua ajuda, tenho um Santana 2.0 MI 1997 mod.98 / combustivel Gasolina.

    Qual o valor que voce acha q vou gastar em uma preparação Media no Alcool?

    E pra quantos CVs real ele chegará, sendo que original ele tem 115cv.

    Cara, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  49. Amigo Boa noite, estava lendo os comentários e vc responde o que eu to em dúvida a algum tempó...


    Eu tenho um gti 89,
    só qu ta com os pistoes 83,5 ( 1mm maior que o original)
    e eu quero colocá um comando 288 um 4x1, e cano reto de 2" e filtro esportivo, velas frias e bobina spa ou do mi,
    será que fica bom? E quantos cavalos consigo com isso??

    ResponderExcluir
  50. Meu voyage 93 tem motor de Santana a gasolina 1.8 MI 97 4 bicos,como faço pra ganhar uns 20 cv e em q muda o consumo?ta cm bomba de Kadett devo troca lá pela do GTI?

    ResponderExcluir
  51. Se eu colocar polia de regulagem e trocar o comando obrigatóriamente tenho que recalibrar as válvulas? Meu carro e um gol ap 1.6 álcool?

    ResponderExcluir
  52. Ei mano Tenho um Gol GTi 92 e ele da apenas 190 km/h de final.
    Nele tenho instalado :
    Polia Regulavel
    Comando 274
    Coletor 4x1
    O que poderia me ajudar a chegar no minimo a uns 215 km/h ?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  53. Boa noite!!
    Gostaria de algumas dicas pois tenho um escort xr3 94 le Jetronic e quero dar uma apimentada nele mas por enquanto não quero mexer com turbo. Como não vejo muita gente mexer nesse carro, quero dicas para algo para o dia a dia.
    Grato
    Obs: se puder passar as especificações com as marcas de confiança sua agradeço

    ResponderExcluir
  54. Olá eu tenho um gol gl 1. 8 a gasolina e estou colocando uma injeção 4 bicos do gol g3 e escape dá saveiro com catalizador próximo do coletor e tenho um comando do gol gás se eu colocá-lo irá melhorar ou não me adianta nada?

    ResponderExcluir
  55. Oi boa noite, tenho um gol bola 97/98 1.6 AP a gasolina original, o que posso fazer para ganhar torque e velocidade final sem gastar muito a principio ????

    ResponderExcluir
  56. iai blz?? tenho um opala 4cc e quero deixar mas agracivo tenho um comando 288 pressiso fazer mas uma coisa ?? vlw

    ResponderExcluir
  57. Olá amigo tenho um gol gti bola 8v que comando brabo poderia usar tucho hidráulico ja tem polia regulável e 4 em 1 se poder responder agradeco vlw

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Olá amigo tenho um gol gti bola 8v que comando brabo poderia usar tucho hidráulico ja tem polia regulável e 4 em 1 se poder responder agradeco vlw

    ResponderExcluir
  61. Olá amigo tenho um gol gti bola 8v que comando brabo poderia usar tucho hidráulico ja tem polia regulável e 4 em 1 se poder responder agradeco vlw

    ResponderExcluir
  62. amigo tenho um gol 89 1.8 com calburador 2e filtro marmita ando na gasolina tenho um comando 49G e o cabecote com 0,8 de taxa um cano dfe escape de 2 polegadas e meia com um abafador jk ,e uso giclagem de 125 primeiro estagio e 155 no segundo, quantos cv devo estar

    ResponderExcluir
  63. oi boa tarde, tenho uma parati 97, 1.6 e essa semana tive q trocar a caxa de câmbio, mais senti uma leve diferença ,de arrancada ficou forte, mais antes ela dava 100 de segunda, agra ela esta dando 80 mais ou menos... se eu colocar o câmbio do santana 1.8 eu vou perder mt na saida? de arrancada? comprei esse carro a 5 anos, e aqui na cidade é dificil 1.6 acompanhar ela, gostaria que você me ajudasse..

    ResponderExcluir
  64. oi boa tarde, tenho uma parati 97, 1.6 e essa semana tive q trocar a caxa de câmbio, mais senti uma leve diferença ,de arrancada ficou forte, mais antes ela dava 100 de segunda, agra ela esta dando 80 mais ou menos... se eu colocar o câmbio do santana 1.8 eu vou perder mt na saida? de arrancada? comprei esse carro a 5 anos, e aqui na cidade é dificil 1.6 acompanhar ela, gostaria que você me ajudasse..

    ResponderExcluir
  65. Bom dia tenho um santana 1.8 a álcool to aspirando ele peguei e rebaixei o cabeçote 2mm to cm o comando 296 to cm 4x1 foi aberto o cabeçote pra pistao 2.0 foi forjado to pensando coloca um carburador weber 40 é a caixa do santana soque foi forjada ele original é 92 cv cm isso eu ganho mais ou menos quantos cv por cilindro

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde, amigo, para ganhar uns 40 ou 50 cv num fiat linea 1.9 que debo fazer ?

    ResponderExcluir
  67. Olá galera blz? Ou vcs podem me ajudar pois eu tenho uma parati 89 gls1.8 alcool eu troquei o carburador para um 3e o que eu faço o que vcs me indica para eu deixar o carro com mais força e mais potente... Muito obrigado

    ResponderExcluir
  68. Olá galera blz? Ou vcs podem me ajudar pois eu tenho uma parati 89 gls1.8 alcool eu troquei o carburador para um 3e o que eu faço o que vcs me indica para eu deixar o carro com mais força e mais potente... Muito obrigado

    ResponderExcluir
  69. Olá aqui tenho uma parati 84 motor ao 1.6 alcool, qual e o escapamento ideal pra eu colocar no meu carro,boa tarde.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite,
    eu tenho um voyage 83, já add o escapamento 4X1 completo, câmbio de 5 marchas longa do Santana, comprei o comando 49G mas ele casa no cabeçote 1.6?
    Grato!

    ResponderExcluir
  71. Tenho uma parati 84 1.6 a alcool qro começar a preparar ela pra andar mais. mais não sei por ond começo sou de rio preto

    ResponderExcluir
  72. Dae fera eu tenho um gol quadrado ano 89/90 CL 1.8 era álcool mais ta pra gasolina agora (aqui onde moro é muito frio) , carbura 2e Webber,gostaria de receber umas dicas suas pra eu preparar meu carro levemente e média.

    ResponderExcluir
  73. Dae fera eu tenho um gol quadrado ano 89/90 CL 1.8 era álcool mais ta pra gasolina agora (aqui onde moro é muito frio) , carbura 2e Webber,gostaria de receber umas dicas suas pra eu preparar meu carro levemente e média.

    ResponderExcluir
  74. ola amigo, tenho um gol gti 91 original, motor 2.0 com 125cv. Se eu colocar um comando 288 e um 4x1 vai aumentar em quanto a potencia?

    ResponderExcluir
  75. Amigo tenho GTI 89 com 125 cv na gasolina, estou joagando ele para álcool com pistões retos, colocando 4*1 com 2 pol até o fim reto (recomenda?), mandei polir os dutos de admissão, filtro esportivo duplo fluxo, injeção MI, bobina MI, cabos de velas 10mm, volante aliviado, VC acha que ganho quantos cv aí ? Vlw

    ResponderExcluir
  76. Amigo tenho GTI 89 com 125 cv na gasolina, estou joagando ele para álcool com pistões retos, colocando 4*1 com 2 pol até o fim reto (recomenda?), mandei polir os dutos de admissão, filtro esportivo duplo fluxo, injeção MI, bobina MI, cabos de velas 10mm, volante aliviado, VC acha que ganho quantos cv aí ? Vlw

    ResponderExcluir
  77. Amigo tenho GTI 89 com 125 cv na gasolina, estou joagando ele para álcool com pistões retos, colocando 4*1 com 2 pol até o fim reto (recomenda?), mandei polir os dutos de admissão, filtro esportivo duplo fluxo, injeção MI, bobina MI, cabos de velas 10mm, volante aliviado, VC acha que ganho quantos cv aí ? Vlw

    ResponderExcluir
  78. Boa noite amigo.
    Eu tenho um versailles 94, motor ap 1.8
    Eu já fiz serviço do motor. Troquei os pistões estande para 0,25.
    Dei um passe no cabeçote.
    Mais eu queria deixar ele mais potente.
    O que vc mim indica a fazer???

    ResponderExcluir
  79. Boa noite amigo.
    Eu tenho um versailles 94, motor ap 1.8
    Eu já fiz serviço do motor. Troquei os pistões estande para 0,25.
    Dei um passe no cabeçote.
    Mais eu queria deixar ele mais potente.
    O que vc mim indica a fazer???

    ResponderExcluir
  80. Bom dia amigo
    Tenho um santana 89 alcool 2.0 ap
    Qual e o melhor carburador pro motor. O q ta nele e o brosol 2e
    O q eu teria q troca p asspira e qto custaria

    ResponderExcluir
  81. Bom dia amigo
    Tenho um santana 89 alcool 2.0 ap
    Qual e o melhor carburador pro motor. O q ta nele e o brosol 2e
    O q eu teria q troca p asspira e qto custaria

    ResponderExcluir
  82. boa trarde .. queria tirar uma duvida eu tenho um voyage 89 quero injeta ele queria saber se vou ter q trocar o cabeçote ou se o original da pra colocar um coletor da 4 bicos??

    ResponderExcluir
  83. boa trarde .. queria tirar uma duvida eu tenho um voyage 89 quero injeta ele queria saber se vou ter q trocar o cabeçote ou se o original da pra colocar um coletor da 4 bicos??

    ResponderExcluir
  84. eu tenho uma parati 1.8 virada no alcool no gicle com o carburador 2E queria melhorar o desempenho dela o que ponho.

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde tenho um astra ano 95 2.0 8V é o importado e gostaria que me indicacem um comando pra por nele?é o que eu posso fazer no cabeçote?

    ResponderExcluir
  86. ola boa noite !
    Tenho uma parati quadrada 1990 ap 1.8 , comprei ela recente e estou deixando do meu jeito, mas, ela me apresentou um problema ,esta esquentando muito rápido, junto com a bobina, achei que era a mesma ,fui e troquei mais o problema persistiu ,levei no mecânico ele disse que era o condensador cortando corrente foi e tirou, o problema continuou.
    Ela esquenta e apaga, demora um pouco volta a pegar, é aparentemente a bobina mas eu troquei e o problema continua, me ajude não sei mas o que fazer, moro em Salvador, alguém indica um mecânico de confiança.
    Vou deixar ela venenosa.
    Desde já obrigado.
    netosilvasantos28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Daew tenho um passat gts 87 qual é o melhor comando, um 288 ou um 49g ele e a álcool ta com um 2E e caixa de santana

    ResponderExcluir
  88. boa noite. tenho uma miura com motor de santana 2.0 a álcool, o que eu preciso para colocar ele um pouco mais brabo e poder ao mesmo tempo utilizar ele com o GNV também. Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, tenho um gol bola 97 mi 1.9 pistão forjado 82,5 mm,comando 49g,cabeçote com válvulas 2.0, dutos abertos, coletor 4x1 cano direto e chipado, original do 1.8 tem 102 cv, quantos cv sera que atingindo agora, e o que eu precisa eh almentar a velocidade final obrigado

    ResponderExcluir
  90. Ola, tenho um gol atlanta 1.6 motor standard 110 mil kms gasolina original 1 bico, comprei o carro ja com GNV, queria saber o poderia fazer para aumentar a performance geral, e manter o ar condicionado que é original de fabrica e gnv ja que foi instalado a 4 meses atras pelo antigo dono.
    não queia correr com o carro mas necessito bastante de potencia, pois viajo e pego muita serra.
    Agradeceria muito pelo conselho e quanto iria aumentar em relação a potencia CV?c são do rio de janeiro? senaõ teria alguma indicação para fazer um trabalho de qualidade?
    obrigado e parabéns pelo canal.

    ResponderExcluir
  91. Bom dia gostaria de receber uma dica tive problemas com minha parati 89 ap 1.6 derreteu dia pistões e fiz a troca de pistões e revizei o cabeçote mais depois de poucos dias o carro começou a perder força na subida oque posso fazer par melhorar o desempenho e ficar forte e ficar econômica bem ela andava a 110 direto subida descida e estava fazendo média de 12.5 agora só faz 7,6 a 8 no máximo carburador 2e e original o motor nunca foi mexido nas camisas só no cabeçote revizei válvulas e limpeza mais esta ficando fraco o motor oque posso fazer para melhora

    ResponderExcluir
  92. meu pai tem uma parati gls 94 1.8 a gasolina com o carburador tldz e ele gostaria de aumentar a potencia do carro sem excesso em uns 20 ou 25 cavalo,atualmente ele teve que troca o cambio e colocou do gol cl 1.8 96,vc acha que so o comando a polia regulavel e rebaixar o cabeçote 1 mm é o suficiente???? e quem pode faser?? qualquer mecanico ???
    obs ela fuma um pouco,pretendo redificar posso fazer agora ou depois????

    ResponderExcluir
  93. Tenho uma Parati 1.8 MI ijetada 4 bicos,coloquei virabrequim 2.0,pistão 82,985 std 2.0,cabeçote 2.0 com comando 0,27,7 mais polia regulável,o que posso fazer mais para melhorar ? Grato
    Daniel Carvalho

    ResponderExcluir
  94. tenho um parati 2001 com ap do gol power flex , se colocar apenas a vela iridium muda algo ?

    ResponderExcluir
  95. Bom dia td bem! Tenho um logus 94 1.8 a gasolina e queria colocar um coletor de escape 4x1,uma polia regulável e um comando 49G.fica bom e quanto de potencia eu ganharia .e se eu deveria colocar.velas,bobina mais forte ?

    ResponderExcluir
  96. Boa noite será que a caixa do passat alemao 95 e a mesma do logus ou muda a algumas medidas e que estou querendo colocar a caixa do passat alemao manual no logus aparentemente e a mesma

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Boa noite será que a caixa do passat alemao 95 e a mesma do logus ou muda a algumas medidas e que estou querendo colocar a caixa do passat alemao manual no logus aparentemente e a mesma

    ResponderExcluir
  99. Tenho uma Santana 87 1.8 original a álcool vou turbinar ele colocar um cabeçote rebaixado válvulas e bielas e pistões forjados e com um carburador 40 Weber com o comando 288 o que eu tenho que fazer pra não me deixar de apê esse carro

    ResponderExcluir
  100. alguem sabe algo sobre o comando do passat alemao 1995 2.0
    e bom pra preparaçaO ASPIRADA

    ResponderExcluir
  101. Olá amigos, boa tarde
    Tenho um gol ap 1.8
    Bobina MI
    Coletor 4x1
    Cabos de vela 10mm
    Carburador 2E
    Cabeçote era std e já foi planado por conta de queima da junta do cabeçote, não sei dizer pra quanto foi rebaixado!
    Motor movido a álcool
    No momento estou querendo comprar um comando de válvulas maior e estou pensando seriamente no 276.
    Gostaria da opinião de pessoas com experiência nessa parte.
    Agradeço quem puder ajudar

    ResponderExcluir
  102. Olá amigo tenho um Santana gls a gas: 2.0 original que posso fazer pra andar mas? Sem ter que turbina? Grato.

    ResponderExcluir
  103. Olá amigo tenho um Santana gls a gas: 2.0 original que posso fazer pra andar mas? Sem ter que turbina? Grato.

    ResponderExcluir
  104. Olá amigo tenho um Santana gls a gas: 2.0 original que posso fazer pra andar mas? Sem ter que turbina? Grato.

    ResponderExcluir
  105. Fala galera,tenho um.gol gti 93, vou colocar a injeção programável ft 250,coletor 4x1, e filtro.esportivo k&n, no cabeços estou pensado em colocar o 49g e baixa 0,8, o que acham?

    ResponderExcluir
  106. Olá amigos, tenho um Gol 90 AP 1.8 gasolina, bobina MI, carburador TLDZ segundo estágio mecânico, comando 049 g, coletor 4x1 dimensionado, descarga 2" com jk, polia regulável, cabeçote aplainado 0,5 mm e filtro esportivo "marmita". Quantos cv tem aproximadamente? Se colocar um comando 276 irá ganhar quanto mais ou menos? Desde já agradeço quem pude me ajudar!!!

    ResponderExcluir
  107. Olá galera é o seguinte tenho uma Passat Gts Pointer 85/86 à 06 anos e agora gostaria de ganhar uma pouco de potência, descobri que o bloco dele já foi feito pois seus pistões é 0,50 e querendo deixar ele mais esperto troquei seu comando que não era o original e troquei por um 272 e um escape 4x1! pra comecar assim esta bom ou posso melhorar, por favor me ajudem, kkk, valeu galera.

    ResponderExcluir
  108. Olá boa noite pois comprei uma parati 92 e ela e toda original queria saber para da uma melhorada sem gasta muito o que posso compra pra poder colocar nela pra ficar legal e que pecas compra queria sua opinião.

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde estou mantando um gol aspirado de rua parte de baicho original 1.8 std com pitao a álcool e cabeçote com válvula d admissão 40mm e escp35mm dutos retrabalhado dimensionado fórmula de 41mm admissão lomga e uma weber 40idf e comando 296 e estou regulando a gasolina tenho uns 10.5 de tacha quanto uso de ponto neste motor to com inicial de 20 graus e ande ele representa ficar melhor como está direto o cano não escuto CE está grilando oque vcs poderiam me aconselhar até mandar fazer o abafador

    ResponderExcluir
  110. Tenho.um voyage 91 gl com carb 2e comando 49g escap 2x1 bielas do audi queria saber o q fazer pra melhorar o carro pois to achando ele lento nao ta conforme era pra ta

    ResponderExcluir
  111. Ola tenho um gol plus 86 1.6 ap álcool com carburador 2e, caixa de câmbio 4 marchas, se eu colocar um comando g49 e coletor 4x1 vou ter que mecher em mais alguma coisa no motor e vou ter um ganho notável?

    ResponderExcluir
  112. Olá tenho Parati 2000 1.6ap enjetada Gasolina com 94cv quero decha ela com motor mais fortinho se pocivel perto uma 2.0 oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  113. cabecote 2.0 fluxo cruzado de bora 2.0 com coletor de admissao e escape golf gti, comando 027.7, roda fonica e sensor de fase, injecao programavel, pistao a gasolina sera que fica boa esssa configuracao em um bloco 1.8 ap

    ResponderExcluir
  114. Olá amigo tenho um gol copa 94 1.6 8v ap gasolina original. Coloquei um carburador 3e está com gicles 110/122, posso aumentar para 152/220 ?

    ResponderExcluir
  115. Ola tenho uma gaiola de corrida com motor 2.0 ap original e gostaria de aumentar um pouco a potencia sem gastar muito, pensei em trocar o comando e talvez converter para alcool o que vc me indicaria.

    ResponderExcluir
  116. Meu gol 1.8 álcool válvula de admissão 41 válvula comandode Escap ordinal 276 coletor 4x1 dois JK
    Carburador 2e primeiro estágio 140 e segundo estágio 175 ficou bem espero de Arrancada mais não passa de 180kh
    Pista com pequenas decidas é normal
    E quando CV deve ter mais ou menos

    ResponderExcluir
  117. Amigo gostaria de saber qual a diferença entre o cabeçote que tem os bicos injetores nele que seria o 2.0 mi. Tbm a diferença entre o coletor admissão do efi com 2 borboleta no tbi e do coletor admissão do golf 2.0 fluxo cruzado. Obrigado

    ResponderExcluir
  118. Esses números de aumento de potência são muito otimistas, é praticamente impossível ganhar 56 apenas trocando comando de válvulas e mexendo no escape. Chuto que o ganho real com essas modificações deve ser em torno de uns 20cv

    ResponderExcluir
  119. Gostaria de saber se posso montar meu ap 2.0 mi 99 com pistão do monoponto 96, ouvi dizer que a diferença é quase nula , procede?

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde amigo tenho um Voyage LS 1.6 injetado fuel Tech coletor 4x1, qual comando eu coloco para dar mais potência ?

    ResponderExcluir
  121. Galera meu gol 1.8 cabeçote 2.0 comando 49g 4x1 embreagem de cerâmica caixa de câmbio original bobina mi estou pondo uma ft300 coletor mi original. Oque eu poderia tá trocando pra melhorar mas ainda a potência do motor. Fica um aspirado respeitado mas andando no dia a dia tb

    ResponderExcluir
  122. Boa noite, tenho Santana 2.0 gostaria colocar um comando 27.7 pelo meu original, vou ver diferença?

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde, tenho uma Saveiro cli 1.8 1997 a gasolina tenho um filtro de ar esportivo o que faço para aumentar a potência e quanto de rendimento consigo com o escapamento 4x1.

    ResponderExcluir